Constelação Familiar Sistêmica: a Terapia que muda vidas!  

Posted by: Rose Porciuncula in ,

Constelação Familiar Sistêmica: a Terapia que muda vidas!


Bem eu penso que ajudar pessoas sempre faz bem seja de que forma for e como isso mudou minha vida, creio que quem ler na hora certa pode se beneficiar da mesma sorte que tive.

Quem já me conhece sabe. Eu tenho como missão diária agradecer por tudo que tenho e que conquisto, o meu pedido após agradecer consiste em poder ajudar alguém de alguma maneira.
Converso também com meu anjo da guarda para me reunir com pessoas que façam parte das coisas que quero e que desejo. Sim reunião de anjos existe e escuto sempre o que o meu tem a me dizer através das minhas intuições que não são poucas. Essa é a minha prece diária.

Como nada acontece por acaso se você esta lendo isso, certamente algo de bom vai tirar desse texto que me foi muito difícil escrever porque acho quase impossível explicar certas coisas que não tem nenhuma explicação.

Difícil entender? Bem eu também achei quando isso foi me apresentado de forma bem menos explicita do que a que vou TENTAR fazer.

Há algum tempo atrás em um dia 13 rsss (gosto deste numero porque sempre me trás sorte) recebi uma ligação de um investidor com o qual me reuni três dias depois(3 novamente). O detalhe é que atendi o telefonema e repassei as informações que por segurança não repasso nunca, só faço isso depois de investigar a pessoa que vai recebê-las, creio que minha intuição fez com que eu fizesse isso, coisa contraria ao habitual. Como não duvido nunca de minha intuição fiz tudo ao contrario do habitual... rsss

Bem nesse dia em que nos reunimos eu, ele e meu marido, parecíamos amigos de infância e nessas conversas ele nos apresentou a tal constelação familiar e disse que precisávamos ir conhecer de qualquer maneira e que para ele não só como advogado, mas como investidor era muito útil e usada sempre. A esposa dele advogada também havia mudado a vida indo a essas constelações... Em fim fiquei curiosa, mas receosa de não ser algo que me agradasse.
Na verdade achava aquilo meio surreal e continuo achando..rss
Entretanto surreal ou não mudou minha vida. E digo mais já começou a mudar desde a minha primeira participação no grupo. Não só a minha como a do meu marido.

Ok, vamos logo à explicação, vou tentar de minha forma explicar como funciona a Constelação Familiar Sistêmica

Vou me referir ao terapeuta no masculino, entretanto esse pode ser feminino que é o caso do que frequento.

Bem Constelação Familiar Sistêmica é uma terapia criada pelo psicanalista alemão Bert Hellinger, que ocorre de forma energética e fenomenológica.  A terapia acontece em um local onde haja espaço para um grupo de pessoas e sua movimentação conforma os impulsos. Há um terapeuta que comanda a sessão, que é chamada de Constelação. Muito pouco é falado pelo terapeuta. E menos ainda pela pessoa constelada que normalmente fica de fora observando os movimentos com uma prancheta na qual o terapeuta escreve quem é quem na tal constelação. A sessão ocorre em forma de movimentos que vem de impulsos: a energia surge do inconsciente do constelado e um grande fenômeno acontece.
O terapeuta coloca cada uma das pessoas que vão ajudar na constelação em um determinado ponto chave, no caso da que eu participo o local tem um tapete que determina um espaço onde tudo ira acontecer.

O terapeuta que por sua vez já sabe o tema, pois anteriormente ele faz uma consulta com a pessoa por constelar e já sabe o que tem a ser constelado e sabe o que ele esta em busca naquele momento de sua vida, ou de uma vida inteira. Esses são problemas de todo o tipo. Relacionamentos familiares ou amorosos, traumas, negócios em fim tudo.

A terapeuta no caso do local que frequento escolhe as pessoas que irão participar pela sua própria intuição, tem outros lugares que o próprio cliente escolhe alguém do grupo presente para representá-la. Seguindo após as pessoas escolhidas ou a pessoa depende do que esta sendo constelado, esse ou esses, se posiciona no espaço que se tem para a constelação, denominado como campo (geralmente uma grande sala vazia, no caso da que frequento como já disse tem um tapete e é rodeada de pessoas sentadas à sua volta). O constelado se senta e com suas anotações em uma prancheta observa o que vai acontecer. Em segundos, a pessoa ou pessoas que foram colocadas no campo como representantes começam a se movimentar. Estas pessoas simplesmente sentem vontade de agir de uma determinada forma e o fazem. Cada gesto tem um significado que é estudado pelo terapeuta ou facilitador.  Por sua vez o terapeuta pode ler, através desses gestos, os passos seguintes a serem executados. Mais pessoas vão sendo escolhidas, uma a uma, para representar a situação da pessoa constelada, em algumas vezes as próprias pessoas que estão no tapete chamam outras pessoas necessárias no caso sendo constelado.

Para cada caso um ou mais representantes que vão se seguindo sucessivamente, pais filhos, cônjuges, irmãos, etc... Tudo depende do tema abordado como já expliquei anteriormente. A ordem das representações é feita pelo terapeuta que escolhe os representantes. No caso do local que frequento e quem acaba sendo representado é sempre orientado pelo terapeuta. Dificilmente o próprio constelador participa da representação.

O que ocorre é que os participantes ou representantes, no campo magnético da constelação, acabam agindo como atores, atuando como os personagens da vida da pessoa constelada. É como se todos soubessem de tudo, mas na verdade não sabem absolutamente nada, nem do que se trata. Vão atuando conforme seus impulsos como se em um passe de mágica vão criando a cena exatamente como ela esta na vida do constelado. De repente se vê do nada pessoas rolando, chorando, gritando, dançando, fugindo, falando, como se tivesse existido ali um roteiro determinado anteriormente, algo criado e estudado minunciosamente da vida daquela pessoa que esta sendo constelada, coisas que nem ela mesmo consegue ver. É algo surreal. Não da para tentar entender com a lógica, eu diria que só se entende bem com o coração.

É algo tão real, que chega a parecer mágico.

Uma constelação pode durar muito ou pouco...
Pode ter quinze minutos, trinta minutos, uma hora, ou até mais que isso. Não existem regras, nem tão pouco tempo determinado. O que realmente existe é um movimento energético que todos sentem e o terapeuta, além de sentir, interpreta e guia quando se torna necessário. Tudo vai evoluindo e através dos acontecimentos mostrados pelos colaboradores e o constelado vê a sua própria vida passando pelos seus olhos, de forma que às vezes nem poderia imaginar, mas sob uma nova perspectiva. Passa a ver em um todo e de forma diferenciada do que via anteriormente.

A constelação familiar sistêmica leva sempre em consideração a importância de todos os membros da família. Ninguém nunca pode ser excluído. Entram todas as pessoas: Os pais, avós, irmãos, filhos e netos, cônjuges, ex-cônjuges, filhos adotados e quem mais pertencer ao núcleo familiar. E na constelação vão se alinhando e tomando os seus devidos lugares. Em caso de exclusão veem-se as consequências de tal ato no mesmo meio familiar.

Incrivelmente é possível descobrir segredos através de uma constelação familiar, uma vez que toda a verdade que cerca a vida de uma pessoa e de sua família está impregnada em seu inconsciente. E aí, então, manifesta-se. Por exemplo: pode existir, numa família, uma criança que foi adotada, que não é legítima, mas que não foi apresentada como tal. Numa constelação, esta informação se revela. Bem como outras como: Abortos espontâneos, ou não, sabidos ou não, gêmeos que não nasceram etc...

A constelação familiar é uma terapia intensa, surpreendente. Chega a ser chocante, tamanha a verdade que se vê e o pouco que se compreende em sua manifestação. Não apenas a pessoa constelada se beneficia, em sua sessão, mas todos os colaboradores que participam da terapia, pois acabam sempre sendo escolhidos energeticamente pelo inconsciente do constelado ou do seu facilitador, de forma que aquela pessoa sempre terá alguma identificação, em si mesma, com o que virá a representar no campo. Esta também se beneficia: curando-se.


Segundo Bert Hellinger, não devemos de maneira alguma tentar entender o que acontece numa constelação. Quando se tenta compreender, de alguma forma interrompemos ou atrapalhamos a energia que está no comando da situação. Como seres humanos, confusos e tão pequenos, afirmo que é muito difícil ver tamanha manifestação e não tentar compreendê-la. Ficamos dias após constelar tentando entender o que não tem como.  Mas, aos poucos, aprendemos a apenas aceitá-la e a não mais entendê-la. Nesse momento tudo se transforma mais rapidamente.

Quando uma sessão acaba, pode ser que a mesma tenha indicado uma tarefa a ser realizada, como por exemplo: Acordar para um fato jamais visto ou percebido, ou uma conversa que deve ser feita com alguém sobre algo do passado e que transformou aquela relação em algo ruim. Ainda pode ser que nada mais precise ser feito. A energia liberada ali continua se manifestando. Acredite.  E as mensagens trocadas naquele momento agem como se realmente tivessem acontecido com as pessoas reais ali representadas. Novamente digo:
Não tente entender porque simplesmente acontece e ponto.

Bem quando eu fiz a minha primeira constelação, fiquei em estado de choque na hora e logo após fui falar com a moça que me representava para entender o que ela estava sentindo e o porquê ele agiu daquela forma. Passei dias remoendo tudo aquilo e meu marido por sua vez me disse que ao ver a constelação me viu e viu os meus exatamente da forma que era.

Por alguns dias tentei entender melhor o que era tudo aquilo e me perguntava o porque. Acabei descobrindo alguns segredos de mim mesma e dos demais que não via até então. Após duas semanas exatamente, comecei a perceber grandes mudanças em mim. Coisas que passaram a me deixar confusa como se estivesse passando por uma confusão mental. O mesmo ocorreu com as pessoas envolvidas em minha constelação, que por sua vez também haviam começado a mudar em relação a mim e às nossas questões.

Difícil realmente explicar, mas minha mudança foi tamanha, que eu passei a me desconhecer em muitas coisas e passei a gostar mais do que estava vendo. Tudo passou a fluir melhor, mais e mais de todas as formas.

Essas constelações que são um tipo de terapia. Pode ser feita regularmente, mas como a pessoa a ser constelada tem que se dar tempo ao tempo, literalmente, para não atropelar as coisas que vão se alinhando. Já como participante, pode-se, eu até diria deve-se participar sempre, por que além de ajudar esta operando em sua própria cura.

Aqui dou meu testemunho vivo que após entrar nesse mundo, vi mudanças que nunca, nem com toda a minha imaginação fértil havia sonhado. As voltas e reviravoltas mudaram minha vida rapidamente. Passei de um estagio de torpor a um estagio melhor de vida e de aceitação. O meu autoconhecimento floriu e a minha consciência de toda uma vida melhorou. Aprendi a aceitar pessoas como elas são e aceitar o meu lugar no sistema. Descobri que a minha resignação diante daquilo que não podia mudar tinha que ser de forma mais lucida para o que realmente é e não do que eu imaginava que deveria ser. A resignação e aceitação do que não se muda.

Acho que nada disso que tentei explicar nesse texto confuso, consegui explicar direito, porque desde o inicio deixei bem claro que não dava para explicar sem vivenciar a Constelação Familiar Sistêmica, mesmo assim tentei por que acho que todos deveriam saber mais da existência e do incrível poder desta viva terapia.
Indico a todos que, pelo menos uma vez na vida, tentem participar de uma sessão e ver o que acontece.
Bjs

Meus

This entry was posted on quarta-feira, abril 19, 2017 and is filed under , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário