Arroz de Puta Pobre  

Posted by: Rose Porciuncula in , ,

Arroz de Puta Pobre (nossa que falta de respeito)

O Arroz de Puta Pobre (nossa que baita nome feio né), mas não fiquem alarmados não, segundo o Urbano que foi quem passou a receita é simplesmente delicioso e junto a receita vem a história do nome da mesma.

Bom Urbano antes de mais nada agradecendo a receitinha com todas as explicações - UM VERDADEIRO CHEF DE COZINHA -

"Arroz de puta pobre"? Que falta de respeito!

Também chamado de "Arroz de china pobre", é um prato muito simples preparado basicamente com arroz e lingüiça. (Não me peçam pra tirar o trema, pois eu me nego!)
Cabe lembrar que "china" sempre foi uma maneira carinhosa com a qual o gaúcho chamava a sua mulher. Com o passar das gerações e o evoluir da língua, que é um organismo vivo alimentado pelos usos e costumes do povo, "china" passou a significar "concubina" e, logo a seguir, "rameira, meretriz, prostituta". Não se assustem nem se sintam ofendidos com o nome, pois não é uma transgressão tão rara assim na culinária. Quem não conhece o famoso "sugo alla puttanesca" ou "molho à puttanesca"? O que vocês acham que significa? Vejam o que diz o Concise Oxford English Dictionary de 2004:

puttanesca: adjective denoting a pasta sauce of tomatoes, garlic, olives, anchovies, etc.
Ital., from puttana 'prostitute' (the sauce is said to have been devised by prostitutes as one which could be cooked quickly between clients' visits).


Ou seja, em tradução mais ou menos livre, "o molho teria sido criado por prostitutas para ser um acompanhamento que poderia ser cozido rapidamente entre um cliente e outro".
Aqui, a receita para quem estiver interessado:

Os ingredientes para o sugo alla puttanesca são relativamente fáceis de obter (para quem mora no mediterrâneo). Coloca-se azeite extra-virgem numa frigideira. Adiciona-se alho finamente cortado (às vezes com cebola), peperoncino (um tipo de pimentão picante seco) e filetes de anchovas esmagados. Podem também juntar-se atum e cogumelos para enriquecer o sabor. Juntam-se os tomates e quando o molho ferve juntam-se as alcaparras picadas e as azeitonas pretas. A seguir procede-se à redução do molho sob fogo forte. Para terminar pode-se agregar salsa ou manjericão picados.

De volta ao nosso "arrozinho da desprovida mulher da difícil vida fácil", acredito que o prato tenha surgido não só pela rapidez do preparo, mas principalmente pelo baixo custo na remota época em que foi criado, pois era mais barato comprar lingüiça do que charque (carne-de-sol, para quem não sabe). Sendo assim, o arroz de puta pobre nada mais é do que um carreteiro feito com lingüiça. Sem mais delongas, a receita:


Arroz de puta pobre

Ingredientes

(para 4 porções)


200 g arroz

400 g lingüiça calabresa grossa

1 cebola média

1 dente de alho

3 xícaras de água


Modo de preparo:

Numa panela de ferro, com um fio do óleo da sua preferência, fritar a cebola e o alho bem picados, até dourar. Acrescentar a linguiça cortada em rodelas grossas, mexer e deixar fritar. Quando dourar, acrescentar o arroz previamente lavado e escorrido. Fritar mais um pouco, cobrir com água até dois dedos acima do arroz. Cuidado! Neste momento, todo mundo quer colocar a famosa pitadinha de sal. Não podemos esquecer que a linguiça calabresa, além de apimentada, é bem salgada!

É melhor mexer tudo e provar antes de decidir se precisa ou não de mais sal (eu nunca ponho). Resolvido este impasse, é só fechar a tampa da panela e cozinhar até reduzir a água e o arroz ficar no ponto. Se quiserem mais molhadinho, como é o costume aqui no sul, só é preciso colocar mais água e deixar cozinhando um pouco mais.

Vai do gosto do freguês!


Só isso???

Retirado das receitinhas e dicas da vovó Rô.
A propósito... Meu pai era craque nesse arroz, alias acho que essa é uma receita que agrada por de mais aos homens que a fazem com maestria... porque sera?
rsss

This entry was posted on terça-feira, fevereiro 14, 2017 and is filed under , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

2 comentários

Oiê, fiquei curiosa e vim conferir... Sabe que eu tenho uma amiga que faz esse prato com arroz arbóreo. Já liguei pra ela e "ensinei" que o prato dela chama-se "Risoto da Desprovida Mulher da Difícil Vida Fácil", kkkkk Chiquetérrimo. beijo

Que bom que ficou curiosa... rsss Era justamente essa a intenção! <3

Postar um comentário